doom · sludge

Iron Witch – A Harrowed Dawn

 

Gênero: Sludge / Doom

País: Inglaterra

Facebook / Bandcamp 

 

Para aqueles que ainda não ouviram algo da Iron Witch, ela é uma banda inglesa vinda da cidade de Liverpool, formada no ano de 2010. Desde então, lançou uma série de demos, splits e EP’s até finalmente no dia 22 de Julho lançar seu álbum debut, intitulado A Harrowed Dawn.

Eu imaginei que a banda seguiria os passos do seus trabalhos anteriores, com aquele sludge / doom, visceral, áspero, direto, que seguia uma linha similar aos trabalhos feitos pelo Eyehategod. Mas não é isso que se encontra em A Harrowed Dawn. A banda segue por um caminho que permitiu uma evolução e moldagem da sua sonoridade, trazendo um som potente e com muita identidade.

A primeira mudança que se pode notar, é que o som possui uma atmosfera mais densa e sombria, as faixas estão mais trabalhadas e desenvolvidas. Isso fica evidente na faixa de abertura “Beauty and Rot”, riffs pesados, baixo num timbre estrondoso e uma bateria carregada, tudo isso sendo conduzido pelos gritos agonizantes e insanos do vocalista, um dos pontos de destaque no álbum. A sonoridade se mantém numa pegada arrastada e monolítica por muitos momentos e o peso é constante. Ainda há momentos mais psicodélicos, como na “Machinery of Violence”, onde um ótimo solo de guitarra entoa em parte da música, antes que novamente o instrumental absurdamente pesado venha de encontro ao ouvinte. A minha faixa favorita em A Harrowed Dawn é a “Solitude and Decay”, um petardo de quase 13 minutos, onde o peso e os clima de fúria e melancolia se combinam muito bem. A evolução da faixa é impressionante, a banda não deixa o nível cair e se mantém sempre fiel às suas características. São diversos riffs impressionantes, acompanhados por um baixo desconcertante, uma bateria sólida e precisa, além do ótimo vocal mostrando uma variação agradável  e fazendo um contraste fiel às letras.

A Harrowed Dawn mostra o trabalho da Iron Witch evoluindo para outro nível, diferente do que a banda mostrava. Fico satisfeito pela banda conseguir em seu debut fazer um trabalho sólido e marcante, além de deixar a banda preparada para seguir trabalhando suas ideias futuramente. Que venham mais álbuns repletos de peso e caóticos como A Harrowed Dawn!

Tracklist:

01 – Beauty and Rot

02 – Salvation Through Nothing

03 – Machinery of Violence

04 – Under the Pyre

05 – Belly Full of Rats

06 – Solitude and Decay

Ouça o álbum no Spotify

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s