stoner

Salem’s Pot – Pronounce This!

Facebook / Bandcamp

Gênero: Stoner / Heavy  Psych

País: Suécia

Gravadora: Riding Easy Records

A Salem’s Pot retorna após um período de dois anos com o ótimo Pronounce This!, o segundo álbum de estúdio de banda. A banda trabalha uma sonoridade que vai além do que eles havia realizado em seu trabalho anterior, resgatando diversos elementos vindos da música psicodélica, hard rock e heavy dos anos 70.

O caminho seguido pela banda no álbum abriu novas possibilidades e formas de trabalhar sua sonoridade, as composições em Pronounce This! são mais ambiciosas, elaboradas e cativantes do que o álbum anterior, o que exigiu mais dos membros da banda. A produção do álbum esbanja qualidade, algo que contribuiu muito no resultado das ideias criadas pela banda. Você pode notar influência ou elementos de bandas como Blue Öyster Cult, Thin Lizzy e até algo do psicodelismo do Pink Floyd, além de outros nomes clássicos.

A primeira metade do álbum se notabiliza pela atmosfera chapante e dançante (caso as bruxas saibam dançar), repleta de ótimas guitarras, synths muito bem encaixados e utilizados, além de um groove tocante e muito fuzz. Se lembra quando eu disse que essa ambição no processo de criação exigiu mais da banda? Então, eles deram conta do recado. O instrumental é muito sólido e bem tocado, além do vocal que se mantém em auto nível a todo momento mas principalmente nos refrões, que até me deixam na dúvida na hora de dizer qual é o mais catchy e poderoso. Ainda devo mencionar o bom uso de órgão / teclado, estão presentes em grande quantidade no álbum e dão aquela pitada gloomy e complementa o instrumental.

A segunda metade traz as minhas faixas favoritas. A primeira delas a instrumental e impressionante Coal Mind, uma verdadeira viagem de 12 minutos pelo clima cósmico e chapante criado pela Salem’s Pot. O que acontece quando Satan está chapado e decide tocar música country? A resposta mais próxima que eu consigo imaginar é a faixa seguinte, “So Gone, So Dead”. Uma agradável calmaria em meio a ritmo frenético e constante que vinha sendo apresentado no álbum. A última faixa é a sombria Desire.  O órgão se destaca muito nessa faixa sendo um dos principais elementos no tom sombrio que a faixa cria. O instrumental mais lento e arrastado e o vocal mais gloomy e sufocante trazem um clima mais parecido com o que se encontra nas 3 faixas do debut da banda, mas conseguiu trabalhar essa pegada dentro das ideias exploradas em Pronounce This!.

Eu geralmente gosto de ver uma banda trabalhando novas ideias e sonoridades a cada trabalho lançado, ainda mais como foi no caso da Salem’s Pot. Pronounce This! é um álbum agradável e de qualidade, mostrando uma banda que evoluiu musicalmente. Um dos meus favoritos do ano até o momento.

Tracklist:

01 – Tranny Takes a Trip
02 – Just for Kicks
03 – The Vampire Strikes Back
04 – Coal Mind
05 – So Gone, So Dead
06 – Desire
Ouça o álbum no Bandcamp ou Spotify
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s