Female Fronted · space · stoner/doom

Grajo – Grajo

Grajo – Grajo

Space / Stoner / Doom
Espanha (Spain)
Facebook / Bandcamp
DHU Records / Nooirax Producciones / Abusive Noise Tapes

A banda Grajo lançou seu debut auto intitulado no dia 4 de Maio e é um daqueles trabalhos que não podem passar despercebidos. A banda consegue desenvolver uma sonoridade altamente envolvente e capaz de criar uma ligação imediata com o ouvinte, mantendo um padrão de muita qualidade em todas as 6 faixas que compõe o álbum. A banda formada por Liz (vocal), Félix (bateria), Pistolo (baixo) e Josef (guitarra / teremim), apresenta um repertório agradável de ideias e conduz o álbum com muita autoridade, fazendo dele um lançamento indispensável para os seguidores do gênero.

Uma das principais características do álbum é atmosfera profunda e incrivelmente tocante criada pela banda, ela dá um clima único na sonoridade da Grajo e é muito bem inserida e executada ao longo das faixas. A guitarra desempenha um papel fundamental na construção dessa atmosfera, alternando entre riffs pesados, passagens mais melódicas e alguns efeitos de distorção bem explorados. A opção da banda pelo uso do teremim é algo interessante, ele é aplicado de forma inteligente e consciente, fortalecendo o clima atmosférico do álbum e ajudando a desenvolver a pegada Space contida no instrumental. Outro ponto fundamental para a qualidade do trabalho é o ótimo desempenho da vocalista Liz, muito exigida ao longo do trabalho mas que se mostra altamente competente e versátil, com seus cânticos alternando entre um tom suave e pacífico, e aqueles num tom sombrio e hipnotizante.

A faixa de abertura “I am the Sea” segue um ritmo cadenciado, possui um refrão explosivo e bem atmosférico, com o vocal da Liz sendo muito marcante. As distorções na guitarra e o uso sutil do teremim complementam esta faixa.

“Golden Cemetery (Betrayal)” apresenta uma construção mais elaborada, trazendo uma variação de ritmos impressionante. O refrão possui um clima profundo e sombrio, e a guitarra é mais detalhada em muitos momentos. Logo após um leve interlúdio dentro da faixa,  o instrumental recebe uma intensidade que é extendida durante os instantes finais.

Em “Magic Eye” a banda faz um bom uso do teremim, apresenta linhas de baixo mais marcantes, um refrão mais limpo e menos atmosférico que os demais, além de um solo de guitarra repleto de psicodelismo e um desempenho fantástico da Liz.

“The Devil Rides Out” segue um ritmo mais acelerado que as demais faixas e uma abordagem mais direta e orientada, mas não perde a característica de entregar belas melodias e uma atmosfera consistente no refrão.

O ritmo monolítico inicial da faixa “Imperium” recebe um detalhamento interessante à medida que a faixa avança, o vocal da Liz soa distante em cânticos sombrios e prolongados em meio ao instrumental pesado e levemente viajado, é uma faixa mais previsível que as anteriores mas bem interessante e executada.

“Feeding Our Demons” é uma faixa bônus que encerra o álbum, o instrumental apresenta uma progressão marcante e bem construída, seguindo um ritmo arrastado e muito pesado. O refrão da faixa mantém a pegada atmosférica característica ao longo do álbum, com ótimo uso do teremim e o vocal sendo mais exigido. A faixa consegue reunir todos os principais elementos contidos na música da Grajo e executá-los de forma precisa e bem conduzida.

A banda apresenta uma diversidade entre peso, ritmos cadenciados, clima sombrio, belas harmonias e uma atmosfera incrível no seu álbum de estréia, além de contar com uma produção muito bem realizada e que permite ao ouvinte apreciar da melhor maneira possível o trabalho promissor da Grajo.

 

Tracklist:

01 – I Am The Sea
02 – Golden Cemetery (Betrayal)
03 – Magic Eye
04 – The Devil Rides Out
05 – Imperium
06 – Feeding Our Demons

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s