stoner/doom

Sonora Ritual – Dust Monument

Sonora Ritual – Dust Monument

Doom / Stoner Rock / Psych
Alemanha (Germany)
Facebook / Bandccamp

Dust Monument é o segundo álbum da banda alemã Sonora Ritual, lançado no dia 3 de Setembro. A banda apresenta uma sonoridade agradável que combina diversos elementos de estilos diferentes, conseguindo reproduzir suas ideias de uma forma objetiva e transmiti-las de uma maneira fácil de ser assimilada pelo ouvinte. Caso você não tenha acompanhado a banda desde o lançamento do primeiro trabalho intitulado Worship the Sun e tenha conhecido ela através do Dust Monument, sugiro que escute o álbum anterior pois ele apresenta uma sonoridade tão agradável quanto o atual lançamento, a Sonora Ritual apenas potencializa os aspectos positivos que a banda já havia apresentado em seu debut sem descaracterizar o padrão que adotou na hora de fazer música.

Falando sobre o som da banda, ele apresenta faixas que seguem uma evolução bem organizada, alternando passagens mais intensas e pesadas com momentos de um instrumental calmo e num clima bem psicodélico, sempre mantendo a mesma qualidade. A dupla de guitarristas apresenta uma grande harmonia e um vasto repertório de riffs, o baixo tem um grande destaque ao longo do álbum e sua presença é bem nítida nas faixas, a bateria está afiada e sempre apresenta qualidade desde os ritmos mais cadenciados até os mais agressivos, e por fim o vocal, que transmite bem as sensações descritas nas letras da banda e soa agradável ao decorrer do trabalho.

O álbum segue um conceito sobre um reinado que cai em uma era sombria, ameaçado por forças malignas e a única esperança de salvação é um heremita escolhido pelo povo, que parte em uma jornada lendária tentando liberta-los. Cada faixa no álbum representa uma parte da jornada desse heremita, transmitindo ao ouvinte todas situações que surgem em seu caminho.

Entre as faixas do álbum a minha favorita é a Gates of Oblivion, é aquela que na minha opinião apresenta uma elaboração mais dinâmica e o nível de composição possui uma qualidade surpreendente. A banda vaga por alguns instantes em um instrumental cadenciado e detalhada, afim de contruir todo um clima para o prosseguimento da faixa. A medida que a faixa avança, o instrumental vai ganhando peso e belos detalhes, numa evolução que culmina em um ritmo explosivo, envolvente e que combina muito bem os aspectos psicodélicos e sonoridade mais densa e pesada da banda.

A Sonora Ritual aconselha o ouvinte a pegar uma cerveja para aproveitar essa jornada e após escutar o álbum fica claro que os caras tem razão. Dust Monument é um álbum relaxante, para se apreciar cada detalhe contido no som da banda. Acredito que os apreciadores do gênero vão encontrar diversos aspectos positivos neste álbum, que se encontra na opção de download gratuito no bandcamp, mas é claro, caso queira contribuir com o trabalho da banda será de extrema utilidade para incentivá-los a continuar produzindo sua música.

Tracklist:

01 – Farewell
02 – Departure
03 – Barchan
04 – Gates of Oblivion
05 – Formation
06 – Dust Monument

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s