stoner/doom

Haast’s Eagled – II: For Mankind

Haast’s Eagled – II: For Mankind

Stoner / Doom
Reino Unido (United Kingdom)
Facebook / Bandcamp

Haast’s Eagled é uma banda que ainda não desfruta de uma popularidade maior, apesar de demonstrar um grande potencial e uma qualidade notável em sua música. O segundo álbum intitulado II: For Mankind, pode ser aquilo que faltava para impulsionar a banda e atingir um novo público. Lançado em 27 de Maio, o trabalho traz uma sonoridade de atmosfera densa, faixas com composições bem estruturadas e com uma duração extensa, o que permite a banda conduzir o ouvinte por uma jornada agradável pelo seu som pesado. A banda possui alguns elementos que podem trazer à memória o nome dos titãs do YOB, mas isso tratam-se apenas de influências e abordagens parecidas.

Pyazz Bonghi abre o álbum de maneira excepcional, já distribuindo uma série de riffs raivosos e pesados, sendo muito bem acompanhado instrumental carregado, potente e intenso. Os vocais se dividem entre alguns que atingem um tom mais agudo e outros que fazem uma abordagem mais dentro do gutural. A banda sabe como trabalhar bem os ritmos ao longo dos 12 minutos da faixas, o momento certo de dar uma cadenciada e logo após, retomar todo peso e intensidade possível, além de inserir elementos que acentuam o tom psicodélico em partes do instrumental, e outros que trabalham um clima mais introspectivo e levemente melancólico, o que ocorre na metade final da faixa através de um instrumental limpo, leve e bem tocante. A construção e evolução da faixa é impecável, encerrando de forma fulminante através da boa combinação entre peso, belas melodias e um performance de qualidade dos vocais.

The Uncle já começa descarregando o estoque de riffs da bandas, numa pegada sônica bem administrada e trazendo outra boa alternância entre os vocais. A banda promove uma quebra no ritmo que vinha sendo apresentado atráves de uma combinação letal entre uma linha de baixo caprichada e um solo de guitarra cheio de harmonia e psicodelismo. Novamente a banda conduz o ouvinte de maneira firme e bem trabalhada ao longo da faixa, sem abrir espaço para algum erro.

Zoltar é uma jornada épica promovida pela Haast’s Eagled, a faixa mais extensa do álbum que se estende por quase 20 minutos, nos deixando imersos dentro de uma atmosfera profunda. Nesse ponto do álbum já fica evidente para o ouvinte a capacidade da banda de construir faixas bem estruturadas e como elas possuem evoluções surpreendentes e de forma organizada. Os primeiro minutos da faixa seguem um ritmo padrão e quase que monolítico, onde a banda aposta num instrumental cadenciado e sutilmente detalhado, como a inserção do teclado e os cânticos sombrios. A faixa progride, o tom vocal muda para um tom mais limpo, soando como se viesse de um lugar distante, enquanto o instrumental se mantém cadenciado. Por volta de 10 minutos decorridos da faixas, a Haast’s Eagled impõe todo seu instrumental pesado numa abordagem direta, bem organizada e com uma carga emocional notável. Os instante finais trazem uma série de alternâncias de ritmos, desde o instrumental esmagador em alto e bom som, até uma bela passagem conduzida por teclado, saxofone e uma leve percussão, antes de encerrar-se de forma fulminante e explosiva.

White Dwarf apresenta um ritmo inicial cadenciado e com uma atmosfera levemente sombria, conduzida por um instrumental leve e vocais limpos. A banda novamente transita entre momentos mais calmos e o instrumental pesado, nessa faixa incluindo um ritmo de uma abordagem mais mântrica e altamente reflexiva. Os vocais adotam um tom mais melancólico nas partes mais pesadas da faixa, trazendo um efeito mais tocante quando se apresentam em coro. O desfecho acontece através de um leve interlúdio acústico, trazendo a calmaria após toda densidade esmagadora criada pela banda

II: For Mankind é um álbum que deve ser escutado com calma e atenção, não é uma sonoridade fácil de se assimilar logo na primeira audição do álbum, mas que evolui positivamente a medida que você vai conhecendo melhor a ideia contida por trás da música da Haast’s Eagled. Empolgante e bem executado, um álbum que eu não poderia deixar passar despercebido por aqui.

Tracklist:
01 – Pyazz Bhonghi
02 – The Uncle
03 – Zoltar
04 – White Dwarf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s