Para mim é impossível falar de Post-Metal e não lembrar da Rosetta em algum momento, a banda possui uma identidade única e lançou alguns dos melhores álbuns desta vertente. Em Utopioid, seu sexto trabalho de estúdio, a Rosetta dá continuidade à abordagem explorada no antecessor Quintessential Ephemera, na qual a adição de uma quantidade maior de elementos da música progressiva e Post-Rock ficaram evidentes e uma abordagem mais gentil ganha espaço.
Utopioid cede mais espaço para passagens amenas, sem aquele peso e intensidade constantes que eram frequentes e comuns em outros trabalhos da banda, apesar de em pelo menos duas faixas essa dinâmica ser utilizada. O som continua incrivelmente atmosférico, mas não é daquela forma que incomodava (num bom sentido) e te esmagava aos poucos, de certo modo é um álbum mais “limpo” do que o habitual da banda. Em alguns momentos dá para notar elementos do Shoegaze e tons mais etéreos, o que sem dúvida adiciona algo interessante na fórmula do grupo.
Entre as faixas que mais me agradaram, destaco com ênfase a “Neophyte Visionary” que na minha opinião é aquela que mais me lembra o motivo de ter me tornado um fã da banda. É quase que uma experiência sensorial, você é agarrado logo no início e passa por uma montanha russa de sensações, algo que aqueles que conhecem bem a banda vão entender claramente do que estou falando. Também destaco a “King Ivory Tower” que traz uma das melhores passagens do trabalho e “Hypnagogic” foi uma grande surpresa, um tom onírico incrível e uma sensação de tranquilidade que não era comum ser explorado de tal forma pela banda. No entanto, eu não gostei tanto das faixas instrumentais, ou melhor dizendo, duas delas não exerceram tanto efeito em mim quanto as demais faixas do álbum, com exceção para a “54543” que soa mais interessante dentro do contexto.
Não é nenhuma surpresa a Rosetta se adaptar a novos conceitos e ideias, isso é uma característica que define muito bem a discografia da banda. É a mesma banda de antes na essência, mas caminhando por novos lugares.
Tracklist:
01 – Amnion
02 – Intrapartum
03 – Neophyte Visionary
04 – King Ivory Tower
05 – 54543
06 – Détente
07 – Hypnagogic
08 – Qohelet
09 – Intramortem
Acompanhe a Rosetta no Facebook Instagram e Site Oficial.