resenha / review

Earth Drive – Stellar Drone

Formada em 2007, a banda portuguesa Earth Drive é algo que havia passado fora do meu radar na época do lançamento do EP Planet Mantra. Mas felizmente esse cenário não se repetiu com o lançamento do novo disco Stellar Drone, lançado no dia 20 de Outubro via Raging Planet.

A banda consegue reunir elementos de diferentes estilos e combiná-los de uma forma coesa e bastante agradável. O contraste entre texturas, ambientações e sonoridades, consegue soar nítido e eficiente, sem a necessidade de se apoiar em inserções que fujam da química apresentada pelo grupo ao longo do álbum.

Stellar Drone consegue emplacar faixas com instrumental esmagando nossas mentes devido ao seu peso exacerbado, dinâmica intensificada e ritmos repletos de densidade, como na faixa “Known By The Ancients”. No meio dessa parede sonora envolvente e massiva, surge o vocal inconfundível e contagiante da Sara Antunes, que se mostra versátil e segue o fluxo do álbum, entregando passagens passionais e inspiradas que certamente dão ainda mais brilho às composições agradáveis e deslumbrantes.

Em “Two Temple Place” podemos mergulhar ainda mais dentro dessa atmosfera cósmica e transcendente criada pelo grupo, assim como sua paleta musical variada. A união de passagens incrivelmente hipnóticas e com requintes psicodélicos mais do que o suficientes para transportar sua mente à outra dimensão, se fundem com passagens carregadas de peso. E outro destaque fica por conta da faixa título, onde influências do progressivo ficam ainda mais aparentes, assim como uma atmosfera que vai se acentuando e elevando o fator de imersão existente na faixa. Eu raramente consigo exemplificar com clareza esse tipo de coisa, mas acredito que fãs de Tool e Isis na fase do Wavering Radiant, se identificarão muito com essa faixa.

E para mim a melhor característica em relação ao Stellar Drone, é como o álbum evolui a cada audição. E não é nem pelo fator de assimilação que digo isso, uma vez que você entra em contato com a química e fórmula do grupo, a tendência é que sua mente se expanda nas mesmas proporções que ocorrem com a música, ainda mais se você aprecia bandas com texturas mais diversas e variações graduais.

Altamente recomendado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s