resenha / review

THAW – GRAINS

Em seu quarto álbum de estúdio, a banda polonesa Thaw traz para o plano principal os estilos que até então eram parte secundária de sua sonoridade.

Grains foi lançado no dia 8 de Dezembro e não era um dos álbuns pelos quais eu tinha grandes expectativas, mesmo mantendo uma lembrança positiva dos lançamentos anteriores da Thaw (principalmente o Earth Ground de 2014). Mas assim que o álbum começa e aos poucos você vai descobrindo esse novo caminho no qual a banda deixa suas influências vindas do Drone / Doom, Experimental e Ambient emergirem à tona, entregando um álbum com estruturas menos convencionais e até uma certa complexidade, que pode deixar deslocados aqueles que esperavam por uma sonoridade mais direta.

A Thaw sempre conseguiu criar um lado atmosférico espesso e envolvente, e isso é uma das principais características do Grains. A atmosfera sombria e densa nos acompanha ao longo de todo o álbum. E principalmente nas faixas “The Thief”, “The Cabalist” e “The Harness”, onde o lado Drone / Doom da banda é o foco principal. Entre elas, a “The Cabalist” é aquela que mais chamou minha atenção, possuindo alguns traços que brevemente me lembraram algo do Sunn O))) e conseguindo aliar um clima gélido e sombrio com arranjos mais minimalistas, distorções e muito barulho!

“The Brigand” e “Wielki Piec” são aquelas mais fáceis de assimilar, pois fundem o lado extremo e experimental da banda com suas influências já conhecidas do Sludge e Doom. Acredito que se o álbum fosse no padrão encontrado nessas duas faixas, ele seria algo mais acessível para muitos ouvintes.

Grains pode não ser o que alguns esperavam da Thaw ou mesmo um álbum que eu imagine que será abraçado pelos mais puristas, ele consegue renovar e dar uma leve mudança no panorama da banda. Continua pesado e com momentos em que você irá assimilar com algo lançado anteriormente por ela, mas é um álbum que sem sombra de dúvida consegue ser o mais híbrido e diferente em sua discografia. Se é algo isolado ou um período de transição, teremos que aguardar para descobrir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s