resenha / review

Agrimonia – Awaken

Awaken é o novo álbum de estúdio da banda sueca Agrimonia. Lançado no dia 26 de Janeiro via Southern Lord Records, o álbum encerrou o período de cinco anos de espera desde o lançamento do ótimo Rites of Separation.

Correndo o risco de soar clichê, eu diria que a esperava valeu à pena. Awaken é o mais ambicioso e também o disco mais diversificado da banda, que sempre demonstrou uma certa queda por experimentar uma coisinha ou outra tirada de estilos diferentes, mas nunca chegou no ponto demonstrado em Awaken, que escapa daquela combinação densa e brutal entre Sludge e Crust dos primeiros discos.

É até complicado tentar descrever tudo aquilo que você encontrará nele, há momentos em que a banda se aproxima daquilo encontrado em abordagens atmosféricas dentro do Sludge e Black Metal, já em outros, seguindo linhas mais melódicas do Death e Death/Doom e com as influências do Prog Metal sendo bastante nítidas no decorrer do álbum. Faixas como “Foreshadowed” e “Withering” são belos exemplos de como a banda consegue se apresentar em grande harmonia mesmo utilizando uma paleta musical diversificada, entregando passagens pesadas mas que prezam pelas composições bem elaboradas, com uma riqueza de texturas e detalhes que impedem o álbum se arrastar através de repetições desnecessárias.

E particularmente, por mais que os trabalhos anteriores da banda sejam muito apreciados por mim, é bom ver como ela evoluiu e soube se expressar com criatividade dentro dessa nova roupagem que nos presenteou com faixas épicas como a “The Sparrow”, que é na minha opinião uma das melhores já criadas pelo grupo sueco, unindo o instrumental pesado e atmosférico, com paisagens sonoras melancólicas e outros momentos que parecem ter saído de um sonho, ganhando vida através dos guturais ríspidos e expressivos da vocalista Christina Blom .

Awaken é um ótimo lançamento, talvez um pouco diferente do que eu esperava encontrar em termos de estilo vindo da Agrimonia, mas acabou sendo uma experiência no mínimo surpreendente. O meu lançamento favorito do mês de Janeiro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s