resenha / review

Khemmis – Desolation

Não era uma tarefa fácil para a banda americana Khemmis fazer algo que superasse o Hunted, mas confesso que Desolation me deixou dividido na hora de escolher entre ele e o Hunted. E por mais que eu não tenha o hábito de criar uma espécie de cobrança ou nutrir expectativas em excesso, no caso da Khemmis se torna uma tarefa difícil levando em consideração como os dois discos anteriores me agradaram e conseguiram me impressionar de certa forma que não acontece com frequência.

Desolation chega oferecendo tudo aquilo que o quarteto tem de melhor: guitarras marcantes e repletas de melodias grudentas, composições que não se prendem à padrões e dinâmicas repetitivas, além de vocais cheios de feeling e um tom que casa muito bem com o instrumental.

A banda segue utilizando uma paleta de influências vindas das eras mais clássicas e tradicionais do metal além daquela pegada Doom Metal numa linha épica e melódica, mas sem necessariamente soar presa em algum estilo. Ela cria um tipo de som expansivo, que passa por momentos que você pode até notar uma influência do progressivo no som, ou então mergulhar nas influências mais extremas do grupo que vez ou outra são entregues através de passagens marcantes com riffs turbulentos e berros furiosos.

E por mais que a musicalidade do grupo seja mais do que evidente, a forma como ela consegue criar um álbum repleto de faixas que te fisgam logo na primeira audição é o que mais me chamou atenção no Desolation. Não sei se é somente pela jornada e o fato de nessa altura já conhecer bem a banda, ao ponto de que meu cérebro assimilou mais rapidamente o disco, ou se é mais por mérito dela ao criar faixas tão orgânicas e detalhadas mas que conseguem “falar” numa linguagem mais próxima do ouvinte.

E deixo uma menção especial à faixa de encerramento ‘From Ruin’, que é de longe uma das melhores faixas pelo grupo. Ela tem todo esse aspecto grandioso, é uma daquelas epopéia nas quais a banda te leva por uma série de sensações explorando as mais diversas sonoridade, tudo isso criado e conduzido de uma forma fluida e organizada.

Se antes já era difícil tentar encaixar a sonoridade da banda em um mero rótulo, Desolation torna isso ainda mais complicado. É um disco de metal acima da média que certamente vai agradar à muitos.

Ouça

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s